A quantidade é resultado do trabalho voluntário de mais de duzentas entidades assistenciais cadastradas junto ao programa

O Tampinha Legal ultrapassou a quantia de 200 milhões de tampinhas plásticas coletadas, gerando recursos financeiros para as entidades assistenciais participantes que fizeram o recolhimento do material desde o seu lançamento, em 2016. Atualmente, o Tampinha Legal está presente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Distrito Federal e Goiás.

“Pequenas atitudes diárias levam a grandes resultados. Aprendemos a apagar a luz e a fechar a torneira. Estamos no momento de aprender a dar o destino adequado a esta matéria prima nobre que pode ser 100% reciclada, inúmeras vezes. Atingimos valores significativos que provam o quanto a sociedade está mudando seu comportamento. O Tampinha Legal proporciona sustentabilidade social, ambiental e econômica através da simples atitude de coletar tampinhas plásticas, caracterizando, então, o processo de Economia Circular.”, entende Simara Souza, coordenadora executiva do Tampinha Legal.

Ao todo, mais de quatrocentas entidades assistenciais estão aprovadas no programa e 360 toneladas de tampinhas plásticas já foram destinadas à reciclagem. Além de se transformarem em recursos financeiros para que as entidades assistenciais possam incrementar seus orçamentos, o plástico retorna para a indústria, como matéria-prima, o que permite a fabricação de uma infinidade de novos artefatos tais como vassouras, escovas, prendedores de roupa, baldes e bacias, etc economizando energia e água para a sua produção.

O Tampinha Legal

O Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico na América Latina. Propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento de coletas de tampas de plástico. As entidades assistenciais cadastradas no programa recebem 100% dos recursos obtidos com a venda do material. O Tampinha Legal busca a melhor valorização de mercado ao mesmo tempo em que mobiliza a sociedade a dar o destino adequado aos resíduos plásticos. Saiba mais em tampinhalegal.com.br. Também é possível acompanhar o trabalho do Tampinha Legal por redes sociais como YouTube e Facebook.

Fonte: SEGS