Com o novo aplicativo é possível acompanhar as doações e checar os pontos de coleta mais próximos

É tradição para algumas pessoas: ao consumir seus produtos já guardam a tampinha plástica para destinar à doação. Quem fomenta o recolhimento dessas tampinhas para ajudar entidades assistenciais é o Tampinha Legal, o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, que agora acaba de lançar o seu aplicativo. O app tem o mesmo nome do programa, Tampinha Legal, e pode ser baixado para qualquer dispositivo Android ou iOS, reforçando as ações sociais mesmo em tempos de distanciamento social e levando todas as interações positivas para o ambiente digital.

Agora é possível ver com mais facilidade onde estão os pontos de coleta mais próximos e acompanhar as quantidades coletadas, além do valor que será distribuído às entidades assistenciais. Além destas funções, o aplicativo também serve como uma base de dados bastante precisa, pois nele é possível ver, com divisão por estados, os volumes de coletas de tampinhas“, explica a coordenadora do Instituto SustenPlást, Simara Souza.

Simara também adianta que cada ponto de coleta representa uma entidade assistencial que será ajudada. “Pelo aplicativo é possível localizar os pontos de coleta e cada um deles é de responsabilidade de uma entidade assistencial. Dessa forma é possível escolher uma organização específica para ajudar ou o ponto de coleta mais próximo. Todas essas informações estão acessíveis pelo aplicativo, que em breve já terá uma atualização disponível, através da qual acrescentaremos novas funcionalidades“, afirma Simara, que acrescenta: “Todas estas medidas são agregadoras para que a sociedade compreenda a importância da participação para fazer a Economia Circular acontecer na prática. Assim, teremos mais sustentabilidade econômica, uma vez que 100% dos materiais plásticos são recicláveis. Plástico é matéria-prima nobre, portanto, representa dinheiro para quem o vende, no caso do programa, as entidades assistenciais participantes”, finaliza. Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS.

O Tampinha Legal

O Tampinha Legal é uma iniciativa do Instituto SustenPlást, buscando a melhor valorização de mercado para o material plástico. Recentemente, lançou as ações Copinho Legal e Canudinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destinam 100% dos recursos obtidos com a venda destes materiais para as entidades assistenciais participantes do programa.

Já são mais de R$ 820 mil destinados para as 261 entidades assistenciais participantes do programa e cerca de 440 toneladas de tampinhas plásticas de volta para a indústria, caracterizando o modelo de Economia Circular. Além do site (tampinhalegal.com.br), também é possível acompanhar o trabalho do Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube e Facebook.

Fonte: Jornal da Região