Ao longo de seus 5 anos de atividade, o Tampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, recolheu mais de 408 milhões de tampas plásticas. O total, equivalente a quase 30 carretas da matéria-prima, foi recolhido nos mais de 2.800 pontos de coleta distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal. Com este montante, o programa ultrapassou R$ 1,5 milhão de reais distribuídos integralmente para as entidades assistenciais.

O Tampinha Legal, uma iniciativa do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma está presente em vários ambientes como escolas, comércio, órgãos públicos, entre outros. Com os recursos obtidos através do Tampinha Legal, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custeiam tratamentos e exames de saúde humana e animal, entre outras ações. Participam do programa entidades assistenciais do terceiro setor devidamente regularizadas como Apaes, Ligas Femininas, escolas, ONG’s, asilos, associações, hospitais, entre outros.

Atuando no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal e em breve, no estado da Bahia, o Tampinha Legal não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores.

 

Fonte: Portal Siderurgia Brasil