Em caráter simbólico, a APAE recebeu como prêmio uma tonelada de tampinhas, que poderão ser revendidas pela instituição.

O Programa Tampinha Legal entregou, nesta quarta-feira, à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sapucaia do Sul, o Prêmio Boas Práticas 2021, pela expressiva arrecadação de tampinhas plásticas por parte da entidade. O projeto em questão é realizado pelo Instituto SustenPlást com apoio do Movimento Plástico Transforma. A premiação coincidiu com a entrega, pela própria APAE, de duas toneladas de materiais ao projeto, e ocorreu na sede operacional do instituto, junto à Fundação dos Bancos Sociais da Fiergs, no bairro Sarandi, em Porto Alegre.

Em caráter simbólico, a APAE recebeu como prêmio uma tonelada de tampinhas, que poderão ser revendidas pela instituição, e utilizar o dinheiro da venda em benefício dos projetos da instituição. É a segunda vez que a associação sapucaiense recebe este reconhecimento do Tampinha Legal, considerado o maior programa socioambiental da América Latina. Dado o volume recolhido e doado, foi necessário o apoio logístico do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado (18º BI Mtz), sediado em Sapucaia do Sul, que enviou um grupo com cerca de dez soldados e dois caminhões.

O presidente do Instituto SustenPlást e do projeto Tampinha Legal, Alfredo Schmitt, avalia o prêmio e a toda a ação de forma positiva. “A tampinha está sendo conhecida como moeda da solidariedade. Esta é uma maneira na qual entidades assistenciais conseguem recursos para pagar suas contas, continuarem crescendo e dando apoio para quem realmente precisa”, avalia ele. Segundo Schmitt, todas as tampinhas coletadas têm seu peso aferido, são separadas por cores e entregues a recicladores. Os valores obtidos pelas vendas das mesmas são depositados diretamente nas contas das entidades sociais parceiras.

Adriana Meurer da Silva, professora da APAE de Sapucaia do Sul, representou a entidade no evento. De acordo com ela, há cerca de 300 pontos de coleta no município, inclusive na Prefeitura e em unidades de saúde, e que beneficiam a entidade. “A mãe de uma aluna teve o conhecimento da campanha e nos trouxe a ideia, que foi aprovada pela nossa direção. O projeto Tampinha Legal tem uma grande visibilidade na região. Temos somente a agradecer a toda a comunidade de Sapucaia do Sul e municípios próximos, além dos voluntários. Sem eles, isto não seria possível”, salientou ela.

O sargento Paulo Cesar Sant’anna, do 18º BI Mtz, afirmou que a missão do grupo foi cumprida. “O Exército sempre apoia a comunidade, e qualquer ação que esteja dentro do nosso alcance, estaremos lá para cooperar da melhor forma possível, buscando auxiliar o próximo”, disse ele. Schmitt reforça que a arrecadação não necessariamente precisa ser realizada por entidades assistenciais, mas todos podem aderir, no intuito de auxiliar o meio ambiente no descarte correto e também estender a mão para quem mais precisa.

“Sendo tampinha e sendo plástico, é o programa Tampinha Legal. O programa está no Brasil inteiro, temos a parceria de uma companhia aérea, temos no metrô de São Paulo, e tudo é trazido para cá”, afirma. Ao todo, o Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul e mais oito estados brasileiros. Ainda conforme o presidente do Instituto SustenPlást, quem quiser conhecer mais sobre o projeto e também fazer doações, pode entrar no site www.tampinhalegal.com.br e verificar os pontos de coleta mais próximos.

Fonte: Correio do Povo