O equivalente a 72 carretas de matéria-prima foi arrecadado nos mais de 3 mil pontos de coleta do programa distribuídos pelo Brasil

O maior programa socioambiental de caráter educativo em Economia Circular da indústria de transformação do plástico da América Latina, o Tampinha Legal, alcançou a marca de mais de 870 toneladas de tampas plásticas recolhidas, o equivalente a 72 carretas de matéria-prima. Volumes expressivos que destinaram mais de R$ 1,9 milhão para entidades assistenciais participantes. O programa possui cerca de 3 mil pontos de coleta distribuídos pelo Brasil nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Bahia e no Distrito Federal.

De acordo com Simara Souza, coordenadora do Instituto SustenPlást, o programa representa a Economia Circular na prática acontecendo diariamente há mais de 5 anos em diversos ambientes como órgãos públicos, comércio e escolas. “Estes números é o retorno do grande envolvimento da sociedade que compreende cada vez mais a importância da sua participação no destino adequado aos resíduos plásticos. O plástico é uma matéria-prima nobre, 100% reciclável, que retorna à indústria para produção de novos artefatos, além de promover o Triple Bottom Line, o tripé da sustentabilidade econômica, social e ambiental”, explica.

O Tampinha Legal atende aos quesitos de ESG, Logística Reversa e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Com os recursos obtidos através do programa, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custear tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações.

Fonte: Portal Abc do Abc