O aplicativo do programa permite acompanhar as doações e checar os pontos de coleta mais próximos

Guardar as tampinhas plásticas já virou tradição em alguns lares e, para aqueles que destinam esse material para doação, o Tampinha Legal, que fomenta o recolhimento dessas tampinhas para ajudar entidades assistenciais, possui um aplicativo que permite acompanhar todo o processo. Lançado em 2020, o app ultrapassou o marco de 2 mil downloads, reforçando a importância de ações sociais mesmo em tempos de distanciamento social.

De acordo com a coordenadora do Instituto SustenPlást, Simara Souza, o aplicativo permite ver com mais facilidade onde estão os pontos de coleta mais próximos. “O app reforça a importância da transparência com uma base de dados bem precisa do volume de coletas de tampinhas. Ainda, é possível localizar os pontos de coleta onde cada entidade assistencial é responsável, o que possibilita escolher uma organização específica para ajudar”, explica.

“Todas estas informações estão acessíveis através do aplicativo para que a sociedade compreenda a importância da participação para fazer a Economia Circular acontecer na prática. O plástico é uma matéria-prima nobre, que representa dinheiro para quem vende, no caso do Tampinha Legal, para as entidades assistenciais participantes, além de ser 100% reciclável em sua forma pós-consumo, retornando para a indústria como insumo para novos artefatos como baldes, bacias, escovas, vassouras, prendedores de roupas, vasos de flores, para-choques automotivos, bancos de praça, entre outros”, finaliza Simara Souza. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado para qualquer dispositivo Android ou iOS.

O Tampinha Legal

O Tampinha Legal é iniciativa do Instituto SustenPlást. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, conscientiza quanto ao destino adequado aos resíduos plásticos e faz com que a economia circular ocorra na prática.

Todos os segmentos da sociedade são convidados a juntar tampinhas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas junto ao programa que busca a melhor valorização de mercado para o material.

Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios ou repasses sem que o programa receba comissões e/ou gratificações sobre o material coletado.

Em 2020 ultrapassou R$ 1 milhão de reais destinados 100% para entidades assistenciais participantes.

Recentemente, lançou o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes.

O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal. Além do site – tampinhalegal.com.br, também é possível acompanhar a transparência do trabalho do programa por redes sociais, como YouTube, Instagram e Facebook, e pelo aplicativo Tampinha Legal, onde é possível localizar onde estão os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes. etc.

Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, Instagram e Facebook.

Fonte: Consumidor RS