odos os copos plásticos utilizados na Poa Plast Run serão descartados pelos próprios corredores e destinados integralmente para a reciclagem.

A Poa Plast Run surgiu com o intuito de fomentar as boas práticas de cidadania através do esporte. Essa é a primeira corrida de rua do Brasil a propor que 100% dos copos plásticos, utilizados pelos corredores para hidratação durante o percurso, sejam depositados pelos próprios atletas ao longo da corrida em coletores apropriados. Os copos recolhidos serão destinados a entidades assistenciais do terceiro setor para que se transformem em recursos financeiros, inspirado no já consolidado programa Tampinha Legal.

Com o slogan, “Eu corro pelo exemplo”, a 2ª edição vai acontecer no dia 9 de março, no Pontal Shopping, e contemplará três modalidades diferentes, caminhada e corrida de 3km e 6km, além da corrida kids.

De acordo com Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást, o sucesso da primeira edição demonstrou que é possível promover eventos esportivos e efetivamente sustentáveis. “Desde então, a iniciativa tem inspirado outras provas a adotarem o mesmo formato, e o objetivo é expandir essa cultura sustentável para outras modalidades esportivas, incentivando a adoção do modelo de coleta e destino adequado de resíduos em eventos de diferentes segmentos.”, destacou.

Além dos benefícios financeiros que a Poa Plast Run promove para as entidades assistenciais do terceiro setor, o modelo adotado também garante maior segurança aos participantes, evitando quedas e lesões, como explica a gerente, “Desprezar os resíduos como os copos plásticos na via durante uma prova de corrida, pode ser perigoso, pois pode ocasionar quedas e lesões aos participantes. Desta forma, os atletas podem realizar a prova sem esta preocupação, pois todos os resíduos estarão no seu devido lugar. Nenhuma lesão foi registrada na primeira edição, o que comprova a eficácia dessa abordagem e reforça sua relevância para o esporte, que é capaz de promover saúde e sustentabilidade em um único evento. Estamos certos de que a 2ª edição da POA PLAST RUN será um grande marco, consolidando ainda mais a cultura da sustentabilidade e do descarte responsável no esporte”, finalizou Simara Souza.

 

Portal: Sol FM