BRASIL E JAPÃO FORTALECEM LAÇOS EM SUSTENTABILIDADE COM VISITA TÉCNICA A USINA DE RECICLAGEM EM MORIYAMA

Representante do Instituto SustenPlást participa de intercâmbio no Japão e conhece modelo exemplar de gestão de resíduos e economia circular.
Em uma ação voltada ao fortalecimento do intercâmbio internacional de boas práticas em sustentabilidade, a gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza, realizou uma visita técnica à usina de reciclagem da cidade de Moriyama, na província de Shiga, no Japão. A agenda integrou o compromisso do Instituto com a promoção da economia circular e da gestão ambiental eficiente.
A atividade contou com a participação de uma comitiva de profissionais engajados na pauta ambiental. A recepção foi conduzida pela Sra. Higuchi, que apresentou com precisão todas as etapas do processo da usina – da recepção e triagem dos resíduos à queima controlada e à utilização da energia gerada no aquecimento da piscina de um centro comunitário esportivo da cidade.
Localizada em uma área de rara beleza, com vista para o Lago Biwa e cercada por um parque de rosas, a usina é considerada um modelo de integração entre tecnologia, meio ambiente e bem-estar social. A visita também reforçou os laços históricos entre o estado brasileiro do Rio Grande do Sul e a província de Shiga, parceiros desde 1980.
“Essa visita reforça os vínculos entre o Brasil e o Japão na área da sustentabilidade e valoriza o intercâmbio de experiências como motor para a inovação e o progresso ambiental”, destacou Simara Souza.
Daisuke Toyohara, servidor do governo da província de Shiga que atuou no governo gaúcho entre 2004 e 2005 como o representante do governo de Shiga, reforçou a importância da colaboração: “A preservação ambiental é o foco da nossa parceria fraterna entre o Rio Grande do Sul e Shiga, iniciada em 1980. Após a maior tragédia climática de sua história, o povo gaúcho está em processo de reconstrução. Temos certeza de que o Rio Grande do Sul sairá mais forte, resiliente e com ainda mais potencial. Que nossa cooperação se torne cada vez mais intensa e frequente.”
A articulação da visita foi realizada por Satomi Ymay, ex-Coordenadora de Relações Internacionais da Província de Shiga (1998–2000), que atualmente integra o JET Programme (Japan Exchange and Teaching Programme), iniciativa do governo japonês que fomenta o intercâmbio cultural e a cooperação internacional em nível local. O atual ocupante do cargo de CIR na província, Diego de Sousa, também acompanhou a comitiva e ofereceu suporte essencial durante toda a programação.
A organização local ficou a cargo de Keiji Hayashi, servidor do governo da província de Shiga que atuou no governo gaúcho entre 1999 a 2001 e os registros fotográficos da visita foram feitos por Daisuke Toyohara.
Simara Souza (assessoriadeimprensa@tampinhalegal.com.br)
Portal: Revista TAE





No Comments