TAMPINHA LEGAL RECOLHE MAIS DE 1 BILHÃO DE TAMPAS PLÁSTICAS

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Tampinha Legal – maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação de plásticos das Américas – celebra a expressiva conquista de 1 bilhão de tampas plásticas coletadas, fazendo história na Economia Circular. O expressivo número pode ser conferido em tempo real por meio do Tampômetro, disponível no site e no aplicativo oficial do Tampinha Legal, onde é possível acompanhar, de forma transparente e atualizada, a evolução do programa. De acordo com a gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza, o programa apresenta como simples ações podem gerar um grande impacto ambiental, social e econômico no Brasil. “Este feito histórico é possível graças ao engajamento da sociedade. Cada tampa plástica coletada é a materialização da atitude de cidadania dos envolvidos. É importante lembrar que os processos do Tampinha Legal não são feitos com o auxílio de máquinas ou automação. São um bilhão de tampas plásticas que foram coletadas e segregadas por cores por mãos voluntárias. Comprovamos que é possível mudar o comportamento de massa com atitudes positivas que aumentem a qualidade de vida. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, mais do que celebrar números, celebramos também a força da coletividade e o poder da educação ambiental na prática através de ações modificadoras de comportamento de massa”, destacou.
O impacto ambiental do programa também é comprovado por dados técnicos. Um recente estudo de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) apontou que o uso de flake reciclado pode reduzir em até 93% as emissões de gases de efeito estufa, enquanto o uso de pellets reciclados proporciona uma queda de 92% no Potencial de Aquecimento Global, se comparado à produção com matéria-prima virgem. Ou seja, a reciclagem promovida pelo Tampinha Legal representa uma solução eficaz para os desafios ambientais contemporâneos. “Além do recurso financeiro que faz a diferença para diversas entidades assistenciais, reciclar o plástico e, especificamente, as tampas plásticas do Tampinha Legal, é um significativo avanço na diminuição dos impactos ambientais causados por nós no planeta. Assim como devemos fechar a torneira e apagar as luzes, devemos ter novos e bons hábitos ao destinar corretamente nossos resíduos sólidos. O plástico é 100% reciclável. É nosso dever, enquanto cidadãos, destinar corretamente todos os nossos resíduos. Nossas boas práticas contribuem positivamente para a economia, sociedade e meio ambiente”, complementou Simara Souza.
Desde sua criação, o Tampinha Legal já promoveu a destinação adequada de mais de 1.700 toneladas de tampas plásticas, o que proporcionou a redução de mais de 3.460 toneladas de gases de efeito estufa e para a geração de mais de R$ 4,5 milhões a centenas de instituições, necessários para a manutenção de projetos sociais, aquisição de equipamentos e melhorias no atendimento à população em situação de vulnerabilidade.
O programa está presente em diversos estados brasileiros e se fortalece com a participação ativa de escolas, empresas, entidades e da própria comunidade. Ao unir educação ambiental, responsabilidade social e incentivo à economia circular, o Tampinha Legal transforma o descarte correto em cidadania e consciência coletiva.
O Tampinha Legal
O Tampinha Legal é uma realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, proporcionando que a economia circular ocorra na prática. Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas no Tampinha Legal, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Com nove anos de atuação, o Tampinha Legal já promoveu a destinação adequada de mais de 1.700 toneladas de tampas plásticas, o que proporcionou a redução de mais de 3.460 toneladas de gases de efeito estufa e para a geração de mais de R$ 4,5 milhões a centenas de instituições, necessários para a manutenção de projetos sociais, aquisição de equipamentos e melhorias no atendimento à população em situação de vulnerabilidade. No Núcleo Porto Alegre/RS, ocorre o projeto piloto do Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Bahia. Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook, Spotfy e TikTok.
Portal: Lully FM





No Comments