TAMPINHA LEGAL COMPLETA 9 ANOS E TRANSFORMA 1.800 TONELADAS DE PLÁSTICO EM R$ 4,7 MILHÕES PARA ENTIDADES ASSISTENCIAIS

O Tampinha Legal, maior iniciativa socioambiental de caráter educativo da indústria de transformação do plástico nas Américas, celebra em 2025 o seu nono aniversário. O programa, que começou em 2016, já se consolidou como uma poderosa corrente nacional de solidariedade e sustentabilidade. Nestes nove anos, o Tampinha Legal já arrecadou mais de 1.700 toneladas de tampas plásticas, revertendo mais de R$ 4,7 milhões integralmente para centenas de entidades assistenciais em diversos estados brasileiros. Segundo Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást, o impacto vai muito além dos números: são recursos transformados em alimentos, medicamentos, equipamentos e melhorias em instituições que atendem comunidades inteiras. “O Tampinha Legal mostra que cada gesto conta. Uma simples tampinha descartada corretamente pode se transformar em esperança e qualidade de vida para milhares de pessoas”, afirma.
Um marco importante na trajetória do programa foi a realização de uma Análise de Ciclo de Vida (ACV) das tampas plásticas arrecadadas. O estudo comprovou a redução significativa dos impactos ambientais proporcionados pela destinação correta desses resíduos, reforçando que a iniciativa não apenas promove benefícios sociais, mas também contribui de forma mensurável para a sustentabilidade do planeta. “O tampinha Legal é a economia circular na prática. É uma nova forma de ensinar, através de ações modificadoras de comportamento de massa, com alegria, engajamento, solidariedade e conscientização socioambiental que mobiliza escolas, empresas, condomínios e milhares de cidadãos. A ACV veio comprovar, com rigor científico, que o que fazemos gera impactos ambientais positivos em escala”, reforça Simara.
Com mais de 3.900 pontos de coleta distribuídos pelo país, o programa segue crescendo, alcançando cada vez mais pessoas e entidades assistenciais. O aniversário de 9 anos é um marco que simboliza a força coletiva que comprova que pequenas atitudes geram grandes transformações. “Nove anos depois, olhamos para trás com orgulho, mas também com o compromisso de seguir adiante. Nosso objetivo é expandir ainda mais essa corrente do bem, para que o impacto positivo seja cada vez maior”, conclui Simara.
Portal: Clube da Embalagem
No Comments