TAMPINHA LEGAL ULTRAPASSA 1.700 TONELADAS DE TAMPAS PLÁSTICAS RECICLADAS

Através deste montante, mais de R$4 milhões de reais já foram entregues para as entidades assistenciais que fazem parte do programa.
O maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação de plásticos das Américas, o Tampinha Legal, ultrapassou os expressivos volumes de 1.700 toneladas de tampas plásticas. A iniciativa, que promove, primeiramente, a sustentabilidade econômica, social e ambiental, tem mobilizado comunidades, empresas e instituições em 10 estados do Brasil, desde sua criação.
O programa, lançado em 2016 pelo Instituto SustenPlást, incentiva a coleta e destinação correta das tampas plásticas, revertendo os valores arrecadados para entidades assistenciais que fazem parte do Tampinha Legal. Segundo Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást, as 1.700 toneladas representam a mudança de comportamento de massa, objetivo principal do programa.
“Essa quantidade representa mais de 950 milhões de tampas plásticas que foram recolhidas ao longo de oito anos de atuação e são decorrentes do trabalho de conscientização que é feito diariamente. Guardar a tampa plástica de uma garrafa de água, por exemplo, é um ato simples mas que, quando realizado por muitas pessoas, se transforma em 1.700 toneladas. Quantas mãos são necessárias para recolher, separar por cores e entregar 950 milhões de tampas plasticas”, destacou.
Com pontos de coleta espalhados em 10 estados brasileiros, o Tampinha Legal conta com a participação ativa de escolas, empresas e voluntários que ajudam a ampliar o alcance da iniciativa. O sucesso do programa reforça a importância da educação ambiental e do engajamento coletivo para a redução do descarte irregular de resíduos plásticos, bem como o mantenimento de instituições do terceiro setor que prestam serviços essenciais para a sociedade.
Portal: Universo Cooperativo





No Comments