APAE ENTREGA MAIS DE TRÊS TONELADAS DE RECICLÁVEIS AO PROGRAMA TAMPINHA LEGAL

A APAE de Sapucaia do Sul entregou mais de 3 toneladas de tampas plásticas ao programa Tampinha Legal, na última semana, em uma ação que contou com o apoio logístico do Exército Brasileiro. O transporte foi realizado por três caminhões, cedidos pela corporação, que se responsabilizou pela retirada e deslocamento do material até a sede do Tampinha Legal, localizada em Porto Alegre. As mais de 3 toneladas de matéria prima foram revertidas em mais de R$6 mil reais para a APAE, recurso financeiro que é utilizado crucial para a manutenção da da entidade assistencial. As ações de fortalecimento da economia circular efetivadas pelo Tampinha Legal também estão presentes em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco, Goiás e DF.
Em Sapucaia do Sul, o volume expressivo, foi acumulado ao longo de meses por meio do engajamento da comunidade escolar, familiares, voluntários e apoiadores da instituição. Segundo Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást, a parceria entre diferentes setores da sociedade é um dos pilares que sustentam o sucesso da iniciativa. “Essa entrega é um exemplo claro de como a união entre comunidade, instituições e o poder público pode gerar resultados concretos em prol da inclusão e da sustentabilidade econômica, social e ambiental”, destaca.
Criado pela indústria de transformação do plástico, o Tampinha Legal é considerado o maior programa socioambiental de caráter educativo da América Latina. Desde 2016, já destinou corretamente mais de 1 bilhão de tampas plásticas, promovendo a educação ambiental e o fortalecimento de instituições assistenciais em diversas regiões do país.
A APAE de Sapucaia do Sul é uma das centenas de entidades assistenciais que participam ativamente do programa, utilizando os recursos obtidos para a manutenção de seus projetos sociais e pedagógicos. O programa está presente em diversos estados brasileiros e se fortalece com a participação ativa de escolas, empresas, entidades e da própria comunidade. Ao unir educação ambiental, responsabilidade social e incentivo à economia circular, o Tampinha Legal transforma o descarte correto em cidadania e consciência coletiva.
O Tampinha Legal
O Tampinha Legal é uma realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, proporcionando que a economia circular ocorra na prática. Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas no Tampinha Legal, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Com nove anos de atuação, o Tampinha Legal já promoveu a destinação adequada de mais de 1.700 toneladas de tampas plásticas, o que proporcionou a redução de mais de 3.460 toneladas de gases de efeito estufa e para a geração de mais de R$ 4,5 milhões a centenas de instituições, necessários para a manutenção de projetos sociais, aquisição de equipamentos e melhorias no atendimento à população em situação de vulnerabilidade. No Núcleo Porto Alegre/RS, ocorre o projeto piloto do Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes.
O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal. É possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook, Spotfy e TikTok.
Portal: Desafio Ambiental
No Comments